Check List Casamento - 1 anos antes

Bom Dia belas pessoas, tudo bem?

Hoje vamos começar a listar todos os preparativos para um casamento, em tempo real.
Falta um ano, então anote tudo o que você deverá fazer:


- Defina a data do casamento 
  Sem um prazo específico não dá para fazer nada né?
  Pense em uma data especial e fique atenta ao clima. Se você casar na primavera pense em datas para essa época.

- Defina o seu orçamento
Quer pagar quanto?
Sente com seu noivo e anote quanto de dinheiro ponderam dispor para realizar o casamento. Uma dica para ajudar nessa fase é abrir uma conta investimento, assim vocês ajuntam o dinheiro que precisam apenas para os gastos com a festa, fica muito mais fácil separar as contas do casamento e as contas pessoais.
Geralmente as pessoas preferem montar a casa primeiro e depois que o lar já está pronto, começar a preparar o casamento. Eu fiz isso e recomendo !!!

- Faça uma planilha de gastos 
A planilha serve para vocês poderem visualizar melhor todos os gastos. Nessa planilha deve conter uma agenda, check list completo, pesquisa de preço, orçamento, pagamentos, tarefas delegadas, lista de convidados, plano do dia, músicas do dia, enxoval, e o que mais sentir necessidade.
A lindona da Sammia disponibiliza em seu blog um modelo de planilha para download, clique aqui.


- Reserve a Igreja 
Comece a pesquisar igrejas para a cerimônia religiosa. Muitas possuem uma agenda lotada e filas para agendamento. Sei que demanda um bom tempo para realizar essa pesquisa, mas esse é o primeiro item da lista, sem local não há cerimônia. Salvo os casos em que o religioso será feito fora da igreja ou apenas no cartório.



- Comece a pensar no estilo de sua festa
Coloque no papel todos os estilos que você conheça e queira para o seu casamento: clássico  tradicional, moderno, rústico, simples, mini-wedding, luxo ... e vá eliminando os que , definitivamente, não tenha nada a ver com vocês.

- Organização, a alma do negócio
Para deixar tudo muito mais fácil, compre pastas para organizar cada item de seu casamento, vestidos, locais de recepção, inspirações de decoração, e uma pasta especifica para orçamentos. Tenha a versão digital também em seu computador.

- Lista de Convidados
O terror das noivas ... se você ainda não se descabelou com uma simples lista então prepare-se.
Na verdade, nem é tão difícil assim, mas requer uma certa dose de paciência.
Peça para seu noivo montar a lista com as pessoas que ele quer convidar da família dele e você faz a mesma coisa com a sua família.
Quando digo uma certa dose de paciência, quero dizer sobre as pessoas que apareceram na sua lista , pessoas essas que você não conhece ou não possuí muito muito contato.
Mas como elas apareceram ali? Simples ... são amigos, primos distantes dos seus pais e de seus sogros.
Entendeu né? O legal aqui é sentar e conversar, como são vocês que estão pagando o casamento (salvo em casos em que os pais pagam, daí é outra história), vocês tem total liberdade de barrar e de escolher quem quer convidar para o casamento.
A lista vai mudar muito durante os preparativos, mas com um número aproximado de convidados fica muito mais fácil de fechar a grande maioria dos fornecedores.


- Tá perdida? Chame agora uma assessoria completa !!!
Preparar o seu casamento é uma delícia, mas se a coisa tá feia, você não tem muito tempo e precisa urgente de socorro, uma equipe de assessoria e cerimonialista é a solução.
Ela irá te indicar opções de fornecedores que se encaixam em seu orçamento, irá te passar noções exatas de preços e te dar as dimensões reais de espaços, ela sabe como funcionado o "esquema" de alguns fornecedores e te ajudará a sair de roubadas, vai montar um cronograma com tudo o que deverá fazer para que nada saia fora do prazo, te ajudará no fechamento de contratos, vai te dar mais segurança para fechar orçamentos, ela vai ser o seu anjo da guarda. Precisa de mais alguma coisa? rs


- Vestido de Noiva? Hora de PENSAR nele ...
Calmaa, ainda não é a hora de entrar em lojas e provar, 25 mil vestidos. Vamos apenas buscar inspirações  tipos de tecidos, formatos, modelos, cores que você mais gosta e que seja o seu vestido "deuso" dos sonhos. Achou uma foto interessante, vai tudo para a pastinha dos vestidos.
Tenha em em mente o formato do seu corpo e a época do ano que irá casar.

- Mente Sã, Corpo São 
Que tal começar, desde já a seguir uma dieta equilibrada, ter boas noites de sono, voltar para a acadêmia. Não ver querer fazer isso 1 mês antes do casamento né? E depois do casamento, continue com essa rotina, bons hábitos são para a vida toda e não só para entrar no vestido , né não !!!

- Boas Recordações 
Uma boa festa não será nada se não tivermos como relembra-la depois , não é verdade?
Comece a pesquisar equipes de Foto e Filmagem e tenham em mente que eles também possuem agenda cheias, principalmente se for bons profissionais. Você quer algo bom não é ?
Dica: o combo foto + vídeo é indispensável, mas se quer dar preferência por apenas um, escolha a filmagem e deixe as fotos para seus convidados. Depois do grande dia, peça as fotos deles e monte um álbum exclusivo com diferentes ângulos e visões.  

Anotaram tudo?
Ficou um pouco grande mas tive que correr para não ficar atrasada em relação a contagem regressiva.
Volto na quarta feira com uma surpresa para as casadinhas !!
Bjinhuss !!


Veja Mais 
Dicas para uma boa lista de convidados
O anjo da guarda das noivas
Calculadora do Casamento

Comentários

  1. Muito bom Aline!!
    Realmente explica bem por onde começamos e adorei essa listinha de convidados!!

    Hj coloquei uma planilha lá no Casas e Coisas sobre qto custa casar, se quiser utilizar por aqui fique a vontade!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Esse post vai ajudar muitas noivinhas por aí com certeza!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas e já tenho uma planilhas com todos os meus gastos, estou louca com a lista de convidados hahaha, mas eu sei que consigo.
    Tem selinho pra você lá no blog.

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Meu blog é dayaneecleiton.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você sabia que A-D-O-R-O receber comentários ??
Deixe o seu aqui e faça uma sempre noiva FELIZ !!!
Bjinhuss lindonas !!